quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Churrasco de Gato

- Na época em que os tamborins eram feitos com couro de gato, havia no Rio de Janeiro, nos meses que antecedem o carnaval, uma hecatombe desses felinos, em busca da matéria prima indispensável à manifestação artística maior da cultura brasileira. E, por uma lei econômica formulada por Adam Smith e comprovada por Karl Marx, os agentes dessa hecatombe buscavam auferir algum lucro da parte não aproveitada do gato. Assim nasceu o mais famoso prato da culinária carioca: o churrasco de gato.
- Essa iguaria tem a vantagem de poder ser preparada "indoors". Aprendi a receita com uma integrante da bateria da União da Ilha, e repasso-a aqui para os apreciadores da boa comida.
 

- Ingredientes:
- 1 kg de lombo de gato.
- 2 pimentões médios.
- 2 cebolas médias.
- 250 g de linguiça calabresa fina.
- Sal refinado (não use sal grosso).
- Nota: para alívio dos felinos e frustração dos ratos, os tamborins são hoje produzidos com material sintético. Por isso, é difícil encontrar no mercado lombo de gato de boa procedência. Na falta do nobre produto, use alcatra ou contrafilé bovinos.
 

- Modo de preparo:
- Corte a carne em cubos de 3 cm de lado. Tempere com sal a gosto;
- Corte da mesma forma o pimentão, a cebola e a linguiça;
- Espete os cubos em espetinhos de bambu, intercalando pedaços de pimentão, cebola e linguiça;
- Disponha os espetinhos lado a lado, apoiando as extremidades nas bordas de uma assadeira retangular, de forma a não tocar o fundo;
- Leve ao forno alto por 20 a 30 minutos. Não há necessidade de virar os espetinhos.
 

- Rendimento: 10 porções de 2 a 3 espetinhos cada.
- Sirva com farofa mineira e molho à campanha catarinense. Um bom vinho tinto gaúcho acompanha bem o prato e um pudim de tapioca das Alagoas, como sobremesa, fecha com perfeição o banquete.
 

- Informação nutricional (por porção):
- Lipídios: 0 mg.
- Glicídios: 0 mg.
- Protídios: 0 mg.
- Gorduras trans: 0 mg.
- Gorduras totais: 0 mg.
- Valor calórico: 0 kCal
- Não contém glúten.

- Nota: valores máximos garantidos para degustação virtual.

- Bon apétit...

9 comentários:

  1. Prato típico das ruas e avenidas também conhecido por "Filé miau".

    ResponderExcluir
  2. Amigo R.R.Barcellos
    Grato por comentar meu "Umirdi" bróguinho..

    -Adoro uma carninha diferente, posso até ter comido "gato por lebre" rsss ; Mas meu medo é que comecem a comer MACACO... olôcomêu !!!

    Um fapt
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Ah, Rodolfo!!

    essa postagem tá uma cultura só!!

    Mas vem cá, amigo! Isso aí é pecado que Deus não perdoa...rs

    Tadinho dos bichanos, e já pensou se a moda pega com os ...macacos???????Aff, Xipan, te cuida, garoto!!

    Abraços, meu querido!
    Gostei das informações aqui, viu? muito interessantes!!

    ResponderExcluir
  4. Receita ótima, se tirar fora os pobres felinos! Sabe quantos gatos tem que matar para ter 1 kg de lombo?
    É por isso que tem tantos desabamentos nos morros cariocas! É castigo de Deus, pelo que fizeram com os bichinhos!
    Já pensou se quando o cara morrer e chegar no céu, Deus for um gato???

    ResponderExcluir
  5. Ai, Rodolfo! Tadinho dos bichinhos!Eu nem quero mais gato depois que meu André morreu, mas daí a fazerem isso com os bichanos é uma crueldade só.

    Posso degustar sem medo essa sua segunda receita, sem medo de entrar em confronto com a estômago e Vê? Olha lá, heim? Depois você vai lá e me dá bronca!

    Beijos, moço. Obrigada por prestigiar meu caçulinha sempre.

    ResponderExcluir
  6. - Mi, eu só garanto que a degustaÇão virtual do churrasco de gato é 100% saudável. Se vc pretende "cair na real", eu recomendo eliminar a calabresa, reduzir o sal e limitar-se à versão "bovina". Peça à Graça e à Rê uma versão mais leve da farofa e reduza o vinagre do molho à campanha... e não se esqueça de botar água no vinho...
    - Mesmo assim, o quitute é saboroso... mas não se esqueça, principalmente, de pedir a opinião do Dr. Isso-pode-isso-não-pode.
    - Abraços, moça da dieta... força nela.

    ResponderExcluir
  7. Olá, 'parceiro'...rs

    Vim pedir a você que me dê a grande honra de ler um outro Conto meu, e ele está em:

    http://recantodasletras.uol.com.br/contos/1998727


    Leia, por favor, e me diga o que achou!

    Um grandessíssimo abraço!
    e agradeço antecipado, pois sei que o nobre cavalheiro irá me atender generosamente...

    ResponderExcluir
  8. Rodolfo,

    voltei pra te dizer que há um tempinho já, eu havia salvado "Os Sete Ramos de Oliveira" e também "O Outro Nome da Rosa".
    Mas por circunstâncias várias (vide festas na net, concursos de poemas e contos, atualizações dos blogs, visitas...

    e some-se a isso mais 200K-rroça de net...banda lerda...rs)

    Meu amigo!

    Se a gente não fizer uma força (ex-tra-or-di-ná-ria!rs) não cumpre com as obrigações impostas a nós mesmos... E uma delas, Rodolfo, eu te garanto que era examinar com muito carinho essas suas obras!
    E vou fazê-lo ainda hoje!!! Ao menos as duas que citei.

    Ah, você disse algo lá nos botões sobre o que é importante e o que é prioridade, não foi isso?

    Pois então eu te afirmo agora, amigo: a leitura cuidadosa de teus PDFs tornou-se agora

    imperativa
    primordial
    importante
    prioritária.

    Outro abraço e aguarde-me!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Vocês que comem carne de gato, são todos filhos da puta!
    Sacrificar um animal tão inocente e puro, somente pela futilidade do paladar.
    Vão queimar no pau do capeta.
    Quem judia de animais, sofre na vida, e tem morte lenta e dolorosa, já vi muitos casos... É por isso que nunca tem nada na vida. Mortos de fome.
    Pensem bem antes de sair divulgando essas atrocidades por ai... vocês são todos assassinos.

    ResponderExcluir