terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma de menos

A persistência da memória - Salvador Dali

     O tempo escorre lentamente do relógio, em tiquetaques preguiçosos e vadios. É o velho demônio irritante, tirando do saco de minha vida, já meio murcho, uma moeda a cada tique e atirando-a no saco sem fundo da eternidade a cada taque. E ele faz isso sorrindo, sarcástico, para mim. "Uma de menos... uma de menos... uma de menos..." - vai ele desfiando a ladainha dos segundos que se perdem sem resgate.
     Mas hoje, demônio velho, não cairei nesse truque psicológico barato. Não ligarei a TV, não lerei livros ou jornais, não telefonarei para ninguém. Porque sei que ela, a minha amada, está vindo.
     Desfia a tua ladainha, velho demônio, desfia-a mais rápido, que os segundos da espera não se contam como aqueles da tristeza. E quando minha amada estiver em meus braços, será minha vez de contar: "uma a mais, uma a mais, uma a mais..."
     Pois dela os beijos são vida, e os carinhos são eternidade, e seu amor não cabe neste ridículo universo onde espaço e tempo têm seus limites. Ela me levará nas asas da paixão e me guiará para onde não se contam moedas, onde não há sacos de diferentes tamanhos, onde os demônios contadores se encolhem envergonhados e perecem à míngua de relógios, onde tempo não é dinheiro e dinheiro não é mais que fumaça. E lá escarneceremos de ti, até o fim dos tempos.
*  *  *  *  *
      Esse pequeno ensaio foi publicado no Quiosque do Pastel em 17/11/2011, e eu achei que ele merecia uma reedição, em homenagem à primavera que está chegando.

Niterói, setembro de 2012
Rodolfo Barcellos

     PS: os "blogs" O Livro Imortal e A Biografia do Fogo, do Moisés Poeta, estão completando dois e três anos por esses dias. Parabéns ao amigo. http://olivroimortal.blogspot.com/2010/09/benjamin-franklin.html
http://biografiadofogo.blogspot.com/2009/09/eu-nao-sou-triste-alegria-vive-sempre.html

18 comentários:

  1. ...enervante tiquetaque, conta o tempo e engole os momentos, em um suplicio de Tântalo invisível e cruel...mas ela, a primavera, se aproxima e os nossos dias mais azuis serão, os nossos minutos, mais róseos e os nossos segundos, ah os nossos segundos... serão eternos.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    As vezes o tempo escoa lento
    Outras acelera como o vento
    Mas esse ente escasso
    Depende do quanto faço
    Para ajustar meu pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Intenso! Imaginei o velho Abujamra declamando-o.

    ResponderExcluir
  4. OI R. R. BARCELOS!
    QUE TEXTO!
    ME LEVOU A PENSAR NA MARAVILHA DO AMOR, AQUELE QUE RENOVA, RECRIA, RECONSTRÓI E REVIVE O SER, SÓ PARA SABOREAR A DOCE PRESENÇA DE SUA AMADA...
    LINDO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionada com este texto! É belíssimo, de extrema sensibilidade. Parabéns , poeta!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Merece reedição mesmo, amigo S R de Oliveira. Muito bom. Um abraço. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro quando você se mete a contador. As palavras não te negam nada, que maravilha! Os caminhos que se sujeita a trilhar, o faz lindamente. Meu orgulho!

    E o tempo, o que é?

    A propósito, direi ao Poeta do aniversário dos filhotes dele, duvido que se lembre.

    Beijo, meu bem.

    ResponderExcluir
  8. Passageiros do vento somos todos, enfrentando as procelas internas e externas em sua fúria para nos derrubar...mas qual Fernão que é Capelo e Gaivota, seguimos, impávidos, em nossa caminhada, em busca do infinito.
    Bjsssssssss,
    Leninha (procelária)

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida, valeu a pena a reedição...
    Libertar-se do tempo e de suas artimanhas é uma chave para aproveitar a vida!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  10. Otima reedição, estimado amigo.

    Eu tenho feito isso, deixando de prender minha atenção com assuntos que fazem criar barriga, optei em abraçar a vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não o havia lido no Quiosque. Que bom que o trouxe para esse espaço! Seu texto é maravilhoso (não me canso de dizer isso). Coincidentemente, falei sobre o balanço do tempo, mas com outra conotação. E seu comentário foi brilhante. Aliás, eles têm recebido manifestações de aplausos, principalmente de nossa amiga Sandra, que as torna expressas por lá. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  12. Lembro sim RR! E foi muito agradável ler novamente.
    Respotagem de qualidade é sempre bem vinda!

    bacios caríssimo!
    :)

    ResponderExcluir
  13. Uma a mais! Mais uma de suas preciosidades a nos afagar os sentidos e aguçar as emoções...lindo, Rodolfo, como tudo que bate forte nesse coração generoso!

    Um beijo, meu Mago querido, e gratidão por "alquimizar" tantas sensações nossas!

    ResponderExcluir
  14. Sua amizade e muito importante para
    mim .
    Tenho vivido nos últimos tempos
    muitas dificudades para fazer visitas.
    o tempo vai passando nada melhora
    para ,que possa digitar.
    O fato de não poder comentar não significa,
    que deixei de ler sua postagem ela é
    minha bagagem para meu segundo livro.
    Quando lemos bastante adquirimos mais sabedoria
    na escrita tornando maior nossa bagagem.
    Cada blog visitado representa a história de uma vida.

    Na minha postagem tem sorteio de dois livros
    de um amigo escritor.
    Ficarei feliz aceitando e convite
    para participar do sorteio.
    Já conheço a grandeza das obras do livro dele.
    Uma linda noite te espero para viagem beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meu maracujá de gaveta !!!!!!
    Como sempre né,postagem com sua característica e tinha que ser...amo ler e ficar imaginando como todos se sente ao te ler.Por esses dias falei muito de vc,vai no meu blog confirmar a pessoa com quem falei,rsrsrsrsrsrs
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Ah, o tempo!
    O tempo não pára não...! Nem adianta poetar ¨(filosofar a respeito; ele é "sarcástico mesmo, cada dia é um a menos. E você foi elogiado Lá no meu canto também: "entre o nascer e o morrer há o viver" 'mais ou menos isso.
    Adorei o teu modo de "debochar do tempo...
    quando estamos nos braços do amado(a) esquecemos o tempo, mas por pouco tempo
    he he he
    beijos
    # adorei a tua crônica "parece que alguns blogueiros se inspiraram nessa coisa: "relógio/ tempo (?
    Boa tarde. Tempo às vezes é dinheiro.... Trabalhando.

    ResponderExcluir
  17. Amo essa tela de Dalli. Adoro seu blog e suas postagens. nessa sexta posto
    no Espelhando sobre
    " Saber fazer a hora".
    Quem sabe me da a alegria de passar por la?
    Bjins entre sonhos e delírios
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  18. Quanto lirismo escrito nas asas do sentimento... sua prosa poetica me encanta.
    Beijos meu Amigo
    cvb

    ResponderExcluir